22/10/2010

Como fazer um bom Resumo

Características de um bom resumo:

 

006 ·         Brevidade – um bom resumo apenas contém as ideias principais. Os pormenores não são incluídos.

 

·         Rigor e clareza – um bom resumo exprime as ideias fundamentais do texto, de uma forma clara e que respeite o pensamento do autor.

 

·         Linguagem pessoal – num bom resumo não se copiam as frases do texto. Deve-se exprimir as ideias principais por palavras nossas.

 

Como se deve fazer um bom resumo?

 

            Para se fazer um bom resumo, podes seguir alguns passos simples:

 

1.     Lê o texto e tenta compreendê-lo bem. Identifica as ideias principais, parágrafo a parágrafo:

 

1.1.    Podes sublinhá-las, durante a leitura;

 

1.2.   Podes fazer um esquema, no fim da leitura, para organizar o texto e os parágrafos.

 

2.     Começa a escrever o teu resumo, respeitando sempre o conteúdo do texto e o pensamento do autor:

 

2.1.   Procura não incluir pormenores desnecessários;

 

2.2.   Substitui ideias repetidas ou semelhantes por uma que as englobe;

 

2.3.   Utiliza termos genéricos em vez de listas;

 

2.4.   Utiliza uma linguagem pessoal.

 

3.     Lê o teu resumo e avalia-o, corrigindo os aspectos que achares necessário:

 

3.1.   Contém as ideias principais?

3.2.   A ideia do autor está repetida?

3.3.   O texto percebe-se bem?

3.4.   Não há pormenores nem repetições?

 

 

Lê agora as regras que te são apresentadas para a realização de resumos e aplica-as a cada um dos pequenos textos que se seguem:

 

1ª regra: Não se devem incluir pormenores desnecessários.

 

No seu aniversário, o Tiago recebeu um presente especial. Vinha embrulhado com um papel dourado e trazia um grande laço verde. Estava dentro de uma grande caixa. Era o par de patins que ele tanto desejava.

 

___________________________________________________________________

 

___________________________________________________________________

 

      2ª regra: Não se devem repetir ideias

 

            O Tiago estava satisfeito. Não cabia em si de contente. Transbordava de alegria. Transpirava felicidade por ter recebido os patins que queria.

 

___________________________________________________________________

 

___________________________________________________________________

 

      3ª regra: As listas de objectos devem ser substituídas por termos genéricos.

 

            Em cima da mesa estavam muitas garrafas de coca-cola, de laranjada, de limonada, de ice-tea e de groselha. Havia também bolos de ananás, pudins, bolachas de chocolate, natas, e um bolo de aniversário.

 

___________________________________________________________________

 

___________________________________________________________________

 

      4ª regra: Uma série de acções idênticas deve ser descrita através de um único verbo que as englobe o mais possível.

 

            O balão começou a tremelicar, tentou subir, deu algumas voltas, subiu um pouco mais. Lentamente foi subindo mais ainda. Agitou-se no ar, sempre mais para o alto, até que, finalmente, desapareceu.

 

___________________________________________________________________

 

___________________________________________________________________

 

 

 

O que treinei com esta actividade?

 

_____________________/ ________________________/

Como estudar melhor …. Verbos introdutores

Às vezes, as dificuldades residem no desconhecimento do significado de alguns verbos utilizados nas instruções das tarefas. Vejamos o significado habitual dos mais frequentes:

 

schule17

 

  •  Caracterizar    Destacar os elementos principais ou distintivos.

 

  •  Comparar   Apresentar semelhanças e diferenças.

  •  Criticar Dar opinião pessoal. Tomar posição, a favor ou contra.

  •  Definir Dar o significado exacto.

  •  Demonstrar   Apresentar provas.

  •  Delimitar   Dizer onde começa e onde acaba.

  •  Distinguir   Mostrar as diferenças

  •  Explicar   Desenvolver, para tornar compreensível.

  •  Identificar   Dizer o que é.

  •  Indicar   Designar uma coisa, uma pessoa ou uma ideia.

  •  Interpretar   Estabelecer o sentido

  •  Justificar   Dizer por que motivo.

  •  Reescrever   Escrever de novo.

  •  Relacionar   Estabelecer ligações.

  •  Transcrever   Copiar de um texto uma frase, uma expressão ou uma palavra.

Auto da Barca do Inferno - Cena do Fidalgo II

AUTO DA BARCA DO INFERNO - Cena do Fidalgo I

Printfriendly