20/10/2009

ESTRUTURA DO SERMÃO DE SANTO ANTÓNIO AOS PEIXES


ESTRUTURA DO SERMÃO DE SANTO ANTÓNIO AOS PEIXES



O Sermão de Santo António aos peixes é uma alegoria, na medida em que os peixes são a personificação dos homens. Padre António Vieira toma como ponto de partida uma frase bíblica irrefutavelmente aplicável às condições políticas e sociais da sua época.

A estrutura do sermão segue os preceitos da retórica clássica sendo constituída pelo exórdio, pela exposição e confirmação, e pela peroração, que, no texto argumentativo, corresponde, respectivamente, à introdução, ao desenvolvimento e à conclusão.

A pessoa gramatical privilegiada é, obviamente, a segunda, visto que o seu objectivo é persuadir e contar com a adesão dos ouvintes.



Estrutura externa



  1. Exórdio - capitulo I - apresentação do tema que vai ser tratado no sermão, a partir do conceito predicável e das ideias a defender e que, geralmente, termina com uma breve oração, invocando a Virgem. Esta parte reveste-se de grande importância dado que é o primeiro passo para captar a tenção e benevolência dos ouvintes.







  2. Exposição e confirmação -
    capítulos II a V - Retoma a explicitação do assunto, com uma breve explicação da organização do discurso; desenvolvimento e enumeração dos argumentos, contra-argumentos, seguidos de exemplos e/ou citações. A exposição situa-se desde o início do capítulo II até «… Santo António abria a sua [boca] contra os que não se queriam lavar.», no capítulo III; e a confirmação começa a partir de » Ah moradores do Maranhão, enquanto eu vos pudera agora dizer neste caso!» e termina no final do capítulo V.









  3. Peroração (ou epílogo) - capítulo VI - conclusão do raciocínio com destaque para os argumentos mais importantes. Saliente-se que esta é a parte que a memória dos ouvintes melhor retém, pelo que deverá conter os aspectos principais desenvolvidos no sermão, de modo a deixar clara a mensagem veiculada e a levar os ouvintes a pôr em prática os seus ensinamentos.



    Estrutura interna



    Exórdio





  • apresentação do tema, a partir do conceito predicável: «Vos estis sal terrae.» ( Vós sois o sal da terra»);
  • louvor elogioso a Santo António: « Santo António foi sal da Terra e sal do mar»;
  • invocação à Virgem Maria: »Maria, quer dizer, domina maris: Senhora do mar: […]espero que não me falte a costumada graça. Avé Maria»
Exposição e confirmação



  • retoma do assunto e explicação da organização do sermão;
  • referência às obrigações do sal;


  • louvores ao peixes:
    - em geral:

    ouvem e não falam;

    foram os primeiros seres que Deus criou;

    são em maior número;

    são melhores que os homens;

    revelaram obediência, respeito e devoção;

    não se deixaram domesticar.

    -em particular:

    aos roncadores;

    aos pegadores;

    aos voadores;

    aos polvos.



    Peroração




    • elevação dos peixes - estão acima dos outros animais e até do próprio pregador (vieira);


louvores a Deus - hino benedicite.

Printfriendly